Benefícios da amamentação
- Lílian R. F. de Souza

- 11 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Além da sua importância nutricional, a amamentação traz grandes influências emocionais e psicológicas, o que beneficia não apenas o bebê, mas a mãe também.
Através da amamentação se ameniza a ruptura que acontece no nascimento e traz de volta a sensação de aconchego e segurança que a criança tinha no útero. O desenvolvimento afetivo, então, é iniciado nesta relação que se estabelece entre mãe e bebê e este começo poderá ser decisivo para criar um vínculo de amor e confiança.
Durante a mamada todos os sentidos da criança podem ser estimulados, sendo que o principal deles é o tato por meio do contato pele à pele, fortalecendo ainda mais o laço materno-filial.
É verdade que muitas situações podem impedir a amamentação ou antecipar o desmame (situações de saúde, retorno da mulher ao trabalho...) e não cabe a ninguém julgar, mas é preciso ter sempre em mente a importância do aleitamento materno e os benefícios tanto físicos quanto psicológicos.
Vale ressaltar que na necessidade de ofertar fórmula, não impede de estabelecer vínculo através de carícias, troca de olhares e entrega da mãe/cuidador com o bebê.
.jpg)
Comentários