top of page

Importância do Pré-natal Psicológico

  • Foto do escritor: Lílian R. F. de Souza
    Lílian R. F. de Souza
  • 14 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

O pré-natal psicológico (PNP) é um conceito atual em relação à área perinatal, que teve uma crescente nos últimos anos, após muitos profissionais da área da psicologia perinatal (ou psicologia da gestação) começarem a desenvolver um trabalho preventivo com as gestantes, visando a depressão pós parto.

Pesquisas científicas apontam a eficácia deste tipo de trabalho com as gestantes, sendo importante instrumento psicoprofilático, conforme Bortoletti (2007).

Porém este programa não é direcionado somente às gestantes que estejam enfrentando alguma dificuldade emocional, mas sim a todas gestante e futuros pais que desejam compreender a relação que começa se estabelecer entre pais e bebê, além de buscar fortalecimento para lidar com as intensas mudanças que este período traz à família.

De acordo com a autora Maria Tereza P. Maldonado (1986), a intervenção psicológica durante a gestação é importante pois além de prevenir a depressão pós parto, também colabora com o vínculo entre pais e bebê, colabora com a ampliação de consciência dos novos pais em relação à rede de apoio e reivindicação de suas necessidades, compreensão da mudança de identidade da gestante, além disso amplia a desmistificação de temas importantes como amamentação, bebê e maternidade ideais.

Quando em grupo, o PNP colabora com entrosamento entre as gestantes, favorecendo com trocas de informação e identificação entre as futuras mães.

O objetivo principal do PNP é propiciar um espaço com escuta qualificada, empática e diferenciada sobre as questões que os futuros pais apresentam, possibilitando que possam expressar sobre seus sentimentos, medos e anseios, sem julgamentos e podendo acolher essa demanda, além de fornecer informações relacionadas ao período da gestação, parto e puerpério.


BORTOLETTI, F.F. Psicoprofilaxia no ciclo gravídico puerperal. In: BORTOLETTI, F.F. et al. Psicologia na prática obstétrica: abordagem interdisciplinar. Barueri: Manole, 2007. p.37-46.

MALDONADO, M.T.P. Psicologia da Gravidez. Petrópolis: Vozes, 1986


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Conflito de sentimentos

A maternidade é encantadora, surpreendente e transformadora mas muitas famílias optam em ter somente um filho, já outras decidem...

 
 
 
Planos B, C, D... Z.

Que a maternidade é uma caixinha de surpresas isso todo mundo já sabe, mas deixa eu te contar uma coisa, você sabia que desde a gestação...

 
 
 
Seremos pais, mas...

Quando uma mulher engravida, a maioria das pessoas não conseguem aceitar que os futuros pais sintam-se confusos inicialmente; todos...

 
 
 

Comentários


bottom of page