O parto na atualidade
- Lílian R. F. de Souza

- 11 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
Há muitos anos as mulheres pariam em seus lares, no ambiente familiar com parteiras, em um meio aconchegante, confiável, cercadas de solidariedade feminina.
Com o passar dos anos, com o deslocamento do parto para o ambiente hospitalar os médicos começaram a prestar assistência neste momento que deixou de ser algo intimista para algo invasivo, sem privacidade para a mulher, que fica completamente exposta e entregue às decisões médicas.
É inegável que a medicina salvou e salva muitas vidas, mas também é verdade que são realizadas diversas intervenções desnecessárias, além de tornar este momento em algo mais frio e sofrido, desconsiderando muitas vezes a opinião e desejos da mulher neste momento único de sua vida.
Diante desta realidade, muitas mulheres sofrem fisicamente com intervenções realizadas e principalmente psicologicamente, dificultando ainda mais as vivências do puerpério.
Cada mulher sabe o que é melhor para si, porém é importante buscar informação a respeito dos profissionais, hospitais e tipos de parto. Na atualidade existem muitas fontes de informação a respeito de humanização na área obstétrica e isso é algo valioso, pois o nascimento de um novo ser deve ser feito de forma respeitosa, serena e tranquila e a mulher deve ser respeitada integralmente neste período.
Santiago DC, Souza WKS. Violência Obstétrica: uma análise das consequências. Revista Científica da FASETE. 2017(2). p.148-64.
.jpg)
Comentários