Quebrando o ciclo do silêncio na maternidade
- Lílian R. F. de Souza

- 17 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Por que o termo "Maternidade real" vem sendo tão utilizado atualmente?
Durante muito tempo, desde a idade moderna, com o surgimento do iluminismo e com grande contribuição da igreja católica, a maternidade foi mostrada como algo sublime, puritano e perfeito, e que as mulheres não podiam reclamar ou falar das questões difíceis que este universo traz.
Com o passar das gerações, após muitos e muitos anos, já na atualidade, algumas mulheres começaram a expor as dificuldades que a maternidade traz, sem deixar de lado os triunfos deste papel.
Muitas mulheres se viram representadas, as ideias acerca da maternidade perfeita e inabalável foram mudando e aos poucos vem sendo mostradas às novas gerações que embora haja momentos maravilhosos, os momentos difíceis como noites sem dormir, dificuldades com amamentação, cólica, dificuldades em educar... também são inegáveis.
Isso tudo ajudou e ajuda muitas mulheres a compreenderem que sentir-se mal em um momento tão especial não é algo anormal, é algo que a maioria das mulheres experienciam e que não há problema com isso.
Imagine que antes muitas mulheres sofriam em silêncio, adoeciam muitas vezes em silêncio sem compreender o que estava acontecendo e acreditavam que elas estavam erradas, já que a maioria das mulheres vivenciavam a maternidade como algo fácil e sublime, pois essa era a imagem que era projetada.
Hoje, com as redes sociais tudo isso fica ainda mais evidenciado e mulheres sentem-se acolhidas em textos, blogs, canais, etc. Isso é muito importante e um grande avanço nessa área, onde mulheres se vêem representadas por outras mulheres que vivenciam as mesmas questões e que as dificuldades são bastante comuns e fazem parte da maternidade; o importante é sempre buscar informações e meios para lidar com essas dificuldades.
.jpg)
Comentários